O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), definiu o deputado federal Leo Prates (PDT-BA) como relator das propostas que tratam da redução da jornada de trabalho no país. A medida coloca o parlamentar baiano à frente da análise de projetos que discutem mudanças na escala 6×1.
A criação da comissão especial responsável pelo tema foi formalizada na última sexta-feira (24) e será composta por 38 membros titulares e 38 suplentes, sob a presidência do deputado Alencar Santana (PT-SP). O colegiado se reunirá nesta quarta-feira (29) para avaliar as propostas em tramitação, com expectativa de avançar nas discussões ao longo das próximas semanas.
Entre os textos analisados estão a PEC 8/25, que propõe a adoção da escala 4×3, com 36 horas semanais e três dias de descanso, e a PEC 221/19, que prevê a redução gradual da carga horária para 36 horas semanais, da deputada Erika Hilton (Psol-SP) e do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).