Youtuber Jout Jout participa da Festa Literária Internacional de Cachoeira

​​A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) divulga mais dois nomes de destaque que farão palestra na festa. Dessa vez os destaques são do mundo virtual, e estarão na Flica presentes no dia 5 de outubro, às 19 horas. A youtuber Jout Jout estará na mesa “Verbos implacáveis, surtos criativos, angústias favoritas” que terá a mediação da blogueira Tia Má. O encontro acontecerá no sábado, dia 7 de outubro.

Fenômeno da internet, Jout Jout encanta o público com vídeos espontâneos, em que expõe opiniões e experiências sobre diversos temas. Com mais de 1,1 milhão de inscritos e 154 milhões de views totais no canal, Julia se destaca no universo do Youtube pela maneira como se mantém longe dos clichês e próxima de seu público, que carinhosamente apelidou de “Família Jout Jout”.

A youtuber está atualmente entre as 12 mulheres mais influentes da internet. Em março de 2017, Julia esteve na lista dos “30 maiores influenciadores digitais com menos de 30 anos” pela Forbes Brasil. Teve seu primeiro livro publicado em maio pela Companhia das Letras. Em 2016, foi nomeada embaixadora brasileira do projeto global Women Create do Youtube, em parceria com a ONU, para empoderar mulheres e potencializar a participação feminina na plataforma.

Esteve entre os três únicos canais brasileiros a participar do Youtube Rewind 2016, vídeo produzido pela própria plataforma, que reúne mundialmente os principais youtubers do ano. ”Uma voz jovem e corajosa, que não tem pudores em expressar o que pensa, questionando o papel da mulher contemporânea em um mundo em pleno processo de convulsão, prestes a perder o controle. Jout Jout é a Geração Y que preferiu tomar o rumo da contramão, recusando-se solenemente a assumir o papel de ‘princesinha da família’ até se encontrar por inteiro em seu canal de vídeos”, diz o curador da Flica, Tom Correia.

Maíra Azevedo, a Tia Má, é jornalista, formada e diplomada há 12 anos. Em 2014, recebeu o prêmio de jornalismo Abdias do Nascimento pelo caderno Especial da Consciência Negra. Em 2015, foi eleita uma das 25 negras mais influentes da internet. Em vídeos curtos, de dois a três minutos em média, ela trata de assuntos do cotidiano, como relacionamentos, trabalho, sexo, autoestima, empoderamento feminino e mecanismos de defesa contra todas as formas de discriminação.

A personalidade tem ganhado grande repercussão nas redes sociais. Sua página no Facebook tem mais de 165 mil seguidores, e alguns vídeos têm mais de dois milhões de visualizações. O canal no Youtube tem 52 mil inscritos, e os acessos ultrapassam três milhões de pessoas.  A conta do Instagram tem 48,3 mil seguidores. Muitos vídeos se tornaram virais e são distribuídos pelo aplicativo de mensagem Whatsapp.

Atualmente Tia Má faz parte do time de parceiros do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo. Neste ano, fechou com dois outros programas em canais de TV por assinatura. No Multishow, participa da nova temporada do Caminhos da Felicidade, em que comenta sobre o comportamento humano. Já no LifeTime fará participações no Império da Beleza, dando dicas sobre autoestima, feminismo e mecanismos de combate ao racismo e ao machismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *