SESAB informa que existe 15 casos suspeitos de coronavírus na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou através de boletim divulgado nesta segunda-feira (2), que investiga 15 casos com suspeita de coronavírus na Bahia.

Segundo o órgão, de janeiro até agora, o estado teve 47 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 21 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde e 11 foram descartados laboratorialmente.

Os outros 15 aguardam análise laboratorial. As suspeitas estão nos municípios de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Salvador, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

De acordo com a Sesab, o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode apresentar grau leve, moderado ou grave. “A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar”, explica o órgão.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral.

Bahia.ba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *