Santo Amaro: Ministério da Cidadania entrega obra da Igreja da Purificação

Santo Amaro recebe na próxima segunda-feira (07) de outubro, a conclusão de obras de restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. As intervenções foram executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério da Cidadania, e totalizaram, respectivamente, investimentos de R$ 10,6 milhões do governo federal.

A entrega do equipamento será celebrada em cerimônias às 15h, em Santo Amaro. O evento contará com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan (DPE/Iphan), Robson Almeida, e do superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares.

Foto: IPHAN

Igreja da Purificação

Um dos principais registros da evolução da arquitetura religiosa brasileira, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação será entregue completamente restaurada à população de Santo Amaro. Além da reforma integral do prédio, com destaque para a recuperação estrutural do telhado e da pintura da nave, a intervenção no templo restaurou a maioria do acervo de bens móveis e integrados inventariados. Entre eles, a imagem da Nossa Senhora da Purificação, padroeira da cidade.

A infraestrutura de funcionamento e de segurança do templo foi modernizada, com a criação de espaços administrativos e a instalação de um novo sistema de combate e prevenção de incêndio e de monitoramento por câmeras. O monumento será entregue ainda com equipamentos de acessibilidade, como elevador e rampas, que garantirão o acesso universal da população à principal igreja do município.

 

Foto principal: Reprodução / Eduardo Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *