Santo Amaro: Instalação do novo campos da UFRB deve gerar mais de 300 empregos

Em uma entrevista cedida para o Recôncavo Online, nesta quinta-feira (12), Danilo Barata, diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), confirmou a implantação do novo campos da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em Santo Amaro.

Danilo, contou que esteve reunido, em setembro deste ano, em Brasília, com lideres do Ministério da Educação, Ministério do Turismo, o Reitor da Universidade, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos), vereadores como César do Pão (Republicanos) e Herdem Cristiano (DEM), para a apresentação da criação do Campus em Santo Amaro, e falar sobre os recursos e investimentos. “Na reunião com o ministro, Milton Ribeiro, ficou definido a liberação do calendário de recursos para logo.”, disse Danilo.

O diretor também falou que a Universidade faria as verificações, tal qual, nas outras unidades, com a de Cruz das Almas, Santo Antônio e Amargosa. A parte histórica da antiga Siderúrgica Trza, vai ser recuperada e restaurada pelo IPHAN.

O terreno do campus contém aproximadamente – 50.00,00m², e vai gerar cerda de 300 empregos diretos na construção civil. Porém, a universidade já conta com o total de 100 servidores públicos federais atuando em Santo Amaro. “Temos 75 professores, 90% deles são doutores. 25 servidores técnicos administrativos federais e 25 servidores terceirizados, entre pessoal da limpeza, segurança patrimonial” relatou.

A universidade já conta com 6 cursos de graduação e contém cerca de 600 alunos. A perspectiva pra mais adiante, é que a universidade chegue a suportar cerca de 2000 (dois mil) estudantes da cidade.

A previsão de início das obras, está para o inicio do ano de 2021, quando começar o calendário executivo do ministério, e levará no mínimo dois anos para a conclusão. “O nosso desejo é que no ano de 2022, a gente já tenha toda a estrutura finalizada…” concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *