Risco de depressão é maior entre adolescentes que começam a estudar antes das 8h30

É muito comum que jovens reclamem sobre ter que acordar cedo para ir à escola. O que ninguém sabia, até o momento, é que eles podem ter razão. Um estudo realizado por cientistas da University of Rochester Medical Center, nos EUA, apontou que começar a estudar antes das 8h30 aumenta os riscos de depressão e ansiedade entre adolescentes.

Foram analisados, segundo o jornal O Globo, 197 estudantes com idades entre 14 e 17 anos. Os cientistas acreditam que aulas que começam cedo demais representam uma pressão extra sobre os alunos. Para os pesquisadores, além de acordarem cedo, os adolescentes também podem apresentar dificuldade para dormir devido à tensão.

Dessa forma, a privação de sono impactaria no risco de desenvolvimento de transtornos mentais. O horário também influenciaria na nutrição dos jovens. “Aulas que começam mais cedo parecem colocar mais pressão no processo de sono e aumentam os impactos na saúde mental. Já os horários tardios parecem ser um forte fator protetivo para adolescentes”, afirmou o pesquisador Jack Peltz, ao lembrar que são necessárias entre oito e dez horas de sono diárias durante a adolescência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *