Projeto capacita comunidades de terreiros no Recôncavo

Com a iniciativa de um projeto inédito na Bahia, o governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), com apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e a Secretaria de Cultura (Secult-BA), iniciou nesta terça-feira, 10, em Cachoeira (a 120 km da capital) as inscrições do projeto Terreiros Criativos. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta, 13.

O projeto que tem o objetivo de estimular o turismo, educação e informação da região integra o Programa de Fomento e Valorização dos Terreiros Patrimonializados. Serão oferecidas 40 vagas. São 20 para integrantes dos 10 terreiros registrados como patrimônios culturais – o Aganjú Didê, Viva Deus, Lobanekum, Lobanekum Filha, Ogodó Dey, Ilê Axé Itayle, Humpame Ayono Huntóloji e Dendezeiro Incossi Mukumbi, em Cachoeira, além de Raiz de Ayrá e Ilê Axé Ogunjá, em São Félix – e 10 vagas para integrantes da Associação dos Guias e Condutores de Turismo do Vale do Paraguaçu (Actup). As outras 10 são para promotores de turismo e cultura da região.

De acordo com Alexssandro Simão, coordenador do projeto e presidente da Actup, iniciativas como essa valorizam a região e fomentam o aumento do turismo. “O que traz as pessoas para Cachoeira é a visitação aos lugares, ou seja, valoriza o patrimônio e traz mais qualificações para guias e representantes dos terreiros”.

Nessa primeira etapa, serão contemplados terreiros de Cachoeira e São Félix. “Nossa ideia é expandir para Santo Amaro e Maragojipe, contemplando todo o Recôncavo”, garantiu Alexssandro.

Para o diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira, esse é um projeto inovador, já que proporciona aos terreiros a possibilidade de rentabilidade em todos os dias do ano. “Esse é um projeto-piloto que incentiva a cultura e o turismo, para que as casas possam construir uma rede de rentabilidade durante o ano”, garantiu o João Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *