Projeto Biblioteca Náutica aporta em Maragojipe

Entre os dias 10 e 14 de julho, o Projeto Biblioteca Náutica aportará em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragojipe, apresentando uma extensa programação.
A biblioteca itinerante tem como proposta navegar pela Baía de Todos os Santos, promovendo a difusão do acesso à leitura, da contação de histórias e da disponibilização de livros e imagens ligadas à cultura e a histórias locais, afro-brasileiras e africanas, e tem objetivo de passar por 10 municípios baianos numa embarcação que leva acervo bibliográfico e atividades culturais.

O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), através do Edital Setorial de Leitura 2016 – Incentivo à Formação de Leitores e Mediadores, da Fundação Pedro Calmon (FPC), Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em sua primeira edição, em junho de 2016, a proposta atingiu comunidades pesqueiras e marisqueiras de Passé e Caboto, município de Candeias. Em 2017 a Biblioteca Náutica navegará pela Baía de Todos os Santos até os municípios de Maragogipe e Cachoeira, promovendo ações de valorização de saberes locais e tradicionais. Em junho deste ano, o projeto já promoveu o Seminário de Integração Maragogipe – Educação Étnico-racial e Racismo Ambiental.

Ao longo da semana que permanece em São Roque do Paraguassú, a partir do dia 10, a Biblioteca Náutica promove uma série de ações. Mesas redondas, apresentações artísticas, brincadeiras populares africanas, sarau poético, exibição de filmes, formação e oficinas de arte e cultura fazem parte da programação que acontece até o dia 14, de manhã até a noite. A programação completa está disponível abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *