Podcast literário do Recôncavo lança série de literatura afrodiaspórica!

No próximo dia 25 de fevereiro estreia a série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia”, do podcast literário De Hoje a Oito. Com o total de sete episódios veiculados semanalmente, a série vai adentrar o universo literário de autoria negra baiana a partir de suas relações com o território ancestral africano.

Composto por leituras dramatizadas de crônicas, contos e poesia, sonoplastia original e entrevistas, a série dialoga com três escritores e quatro escritoras que trazem África no DNA de suas letras. São elas/es: Fred Aganjú que da poesia do rap às tramas do conto desvela os emblemas da rua para o corpo negro refletido no olho de Exu; Urânia Munzanzu e os segredos da insubmissão feminina que vão do matriarcado africano às insurgências afrodiaspóricas; Deisiane Barbosa e suas cerziduras poético-visuais entre Luanda e Recôncavo baiano para “alinhavar as bordas do Atlântico”; Davi Nunes e o sentimento do mundo negro na Bahia expresso no banzo da palavra poética e sua cadência; Fátima Trinchão com os passos acelerados do conto que se enreda pelas raízes da memória; Camillo César Alvarenga e sua poética ‘iorubaiana’ em busca do “tempo que tem dentro do tempo”, ritmo mestre de nossa cosmologia milenar; e Sued Nunes com sua voz de água profunda que, em música e poesia, relaciona ligações ancestrais com África e experiências negras desde o interior da Bahia. A série conta ainda com a interpretação de Léo Fernandes e Jamile Cazumbá.

A série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia” vai ao ar toda quinta-feira, de 25 de fevereiro a 08 de abril, às 17h30, no podcast De Hoje a Oito, que pode ser acessado nas plataformas online Spotify Anchor e Google Podcasts.

O projeto “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o Podcast

Vencedor do III Prêmio Select de Arte e Educação na categoria ‘Formadores’, De Hoje a Oito é o primeiro podcast literário produzido no Recôncavo da Bahia. Conheça a premiação aqui.

Com pesquisa e roteiro de Andressa dos Prazeres e Letícia Catete, produção de Eduarda Gama, projeto gráfico de Danilo Amaral e sonoplastia e montagem de Edelsio Lima, o podcast surgiu como um programa independente de rádio em setembro de 2018, transmitido semanalmente sempre às quintas-feiras (daí o nome) pela rádio web/poste Olha a Pititinga, em Cachoeira, município do Recôncavo da Bahia.

SERVIÇO

Podcast de De Hoje a Oito – Série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia”

Quando: De 25 de fevereiro a 08 de abril de 2021 – Toda quinta-feira, às 17h30.

Onde: Spotify, AnchorGoogle PodcastsPocket Casts e RadioPublic, e em   rádio/carro de som em Cachoeira e São Félix.

Com informações do Portal Soteropreta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *