Pesquisa aponta candidato de ACM Neto na frente para sucessão da prefeitura de Salvador

Nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9) aponta vitória, se a eleição fosse hoje, do vice-prefeito Bruno Reis na corrida de sucessão de ACM Neto (DEM) à prefeitura de Salvador.
No primeiro cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são mostrados, Bruno Reis (DEM) lidera com 20%; Bellintani (sem partido) 9%; Isidório (AVANTE) com 8%; Pelegrino (PT) com 7%; Olívia Santana (PCdoB) com 6%; Márcio Marinho (Republicanos) com 5%; Geraldo Junior (SD) com 3%; Bacelar (PODE) e Hilton Coelho (PSOL) com 2%, empatados. Niltinho (PP) não foi lembrado pelos eleitores. Brancos e Nulos 19%.

O líder da Fundação Dr. Jesus e deputado federal mais votado de Salvador e da Bahia no pleito passada aparece no levantamento com 17%.

Outro rejeitado também é deputado federal e se coloca como pré-candidato à prefeitura pelo PT, Nelson Pelegrino. No levantamento há uma rejeição ao petista de 8%.

Os menos rejeitados, dos mais competitivos, são Bruno Reis (DEM) com 4%; Geraldo Júnior (SD), Guilherme Bellintani (sem partido) e Léo Prates (DEM) com 2% cada.

A taxa de rejeição funciona com um nivelamento de teto eleitoral de um político. Ela mostra um público que dificilmente vota em determinado candidato a disputa majoritária. Necessariamente quem é o mais bem colocado num levantamento, ter uma taxa de rejeição alta, significa que dificilmente ele vai crescer e isso oscila durante a campanha eleitoral.

O levantamento foi contratado e divulgado pela RecordTV Itapoan e realizado pela Real Time Big Data. Foram ouvidos 850 eleitores, entre 3 e 4 de dezembro. Margem de 4 pontos para mais ou para menos e 95% de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *