Operação contra amigos de Temer é indicativo de terceira denúncia, avaliam aliados

Auxiliares de Michel Temer admitem que os desdobramentos da operação que prendeu amigos do presidente, no âmbito do inquérito que apura irregularidades no Decreto dos Portos, podem levar a uma terceira denúncia contra o emedebista e inviabilizar o projeto de reeleição de Temer, que estava sendo consolidado nos últimos dias. Para interlocutores ouvidos pelo Estado, a operação desta quinta-feira (29) é, “sem dúvida”, um indicativo de que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, possa apresentar uma terceira denúncia contra Temer. Raquel vem avançando nas investigações e chegou a pedir a quebra dos sigilos fiscais do presidente. A avaliação do Planalto, caso a terceira denúncia se concretize, é que as pretensões políticas do presidente seriam minadas, já que ele teria que novamente se dedicar a barrar o avanço da investigação no Congresso.

“Planilha permite supor que o Presidente recebeu recursos”, diz Barroso sobre Michel Temer

No despacho em que pediu a prisão dos amigos de Michel Temer, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso citou a planilha do inquérito sobre o porto de Santos que fala em “participação para MT”.

“Destaca-se planilha contábil em que aparece(m), como recebedores de recursos das empresas Libra, Rodrimar e Multicargo, as siglas MT, MA e L, que permitem supor sejam o Excelentíssimo Presidente da República, Michel Temer, Marcelo Azeredo, presidente da Codesp entre 1995 e 1998, indicado por ele, e o amigo pessoal do Senhor Presidente João Baptista Lima Filho”, escreve o ministro do STF.

O ministro alegou ainda, para justificar as prisões, risco concreto de destruição de provas, com “efetiva possibilidade de um esquema contínuo de benefícios públicos em troca de recursos privados para fins eleitorais, que persistiria há mais de 20 anos no setor de portos”. As informações são do O Antagonista

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *