Moradores registram primeira vez chuva de granizo em Salvador

ela primeira vez, uma chuva de granizo atingiu localidades de Salvador como Avenida Mário Leal Ferreira [Bonocô] e os bairros Cabula e Saboeiro, na tarde desta quarta-feira (1°).

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) confirmou o ineditismo do fenômeno e informou que no nordeste não é comum a formação de granizo devido à temperatura alta, mas o fato de ocorrer ventos fortes no período desenvolveu o fenômeno. “Eu não tenho conhecimento, estou aqui com nossa equipe e com pessoas que estão há muito tempo no órgão e também não têm conhecimento desse episódio [chuva de granizo] em Salvador, antes dessa oportunidade de hoje”, ressalta Sosthenes Macedo, coordenador da Codesal.

Em imagens enviadas é possível ver as pequenas pedras de gelo atingindo o capô e para-brisas de um carro em movimento na Avenida Bonocô. Já em outras imagens é flagrado o momento que a chuva de granizo começa no bairro do Cabula e assusta moradores devido ao risco de quebrar as telhas das casas. Alguns comemoram as pequenas pedras de gelo atingirem a capital da Bahia.

Segundo a Codesal, o órgão foi notificado sobre a chuva de granizo em Salvador e a equipe está em alerta monitorando a fenômeno. Ainda de acordo com o órgão, a formação de granizo ocorre por fatores de contraste no clima quente e frio em nuvens que se desenvolvem verticalmente. O clima quente e os ventos fortes geraram um ambiente propício para a precipitação de granizo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *