Meninas e meninos precisam ser vacinados contra o HPV

“Geração Z ligada na saúde” é o tema da campanha de vacinação contra a Meningite C e o HPV, lançada pelo Ministério da Saúde. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra HPV e, meninos e meninas de 12 e 13 anos também receberão doses contra Meningite tipo C. As vacinas estão disponíveis nos postos e centros municipais de saúde. A campanha será feita em duas fases, já que a vacina contra o HPV deve ser tomada em duas doses e a segunda será daqui a seis meses.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), alerta para que os pais não deixem de levar seus filhos adolescentes para serem imunizados contra essas doenças. “Lembramos que a Meningite C pode levar à morte e estamos disponibilizando a vacina para que nossos adolescentes fiquem protegidos. Além disso, temos o HPV, que leva ao câncer de colo de útero, responsável, no ano passado, na Bahia, pela morte de 365 mulheres, uma média de uma morte por dia”, explica Ramon Saavedra, coordenador do Programa de Imunização da Sesab.

Na Bahia, o público alvo a ser vacinado em 2017 contra o HPV: meninos 12 anos e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, total de 1.069.762 adolescentes. Até março, 19.224 meninas e 19.217 meninos já foram vacinados. No ano passado, 353.288 meninas foram vacinadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *