O governador Jerônimo Rodrigues formalizou neste sábado (21), em Nova Délhi, na Índia, uma parceria internacional que permitirá a produção, na Bahia, de quatro medicamentos de alta tecnologia voltados ao tratamento do câncer, como o Nivolumabe e o Pertuzumabe, por meio da Bahiafarma, durante agenda oficial cumprida ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O acordo foi firmado com empresas da Índia e do Brasil e prevê transferência de tecnologia para viabilizar a fabricação local.
A iniciativa busca fortalecer a produção nacional, ampliar o acesso da população a terapias oncológicas pelo SUS e reduzir a dependência externa no setor farmacêutico.
Acordos firmados em Nova Délhi
A assinatura ocorreu na capital indiana, onde o chefe do Executivo baiano participou de compromissos institucionais e reuniões voltadas à cooperação econômica e tecnológica. A parceria envolve empresas globais como a Biocon e a Dr. Reddys, ambas da Índia, além da brasileira Bionovis, que atuarão no processo de transferência de tecnologia e apoio à produção dos medicamentos em território baiano.
Com os acordos, a Bahiafarma passará a integrar um processo de absorção tecnológica considerado estratégico para o fortalecimento da indústria farmacêutica nacional. A expectativa é que a iniciativa contribua para consolidar a capacidade produtiva do estado em medicamentos de alta complexidade, especialmente na área de oncologia.
“Participei das assinaturas com as empresas que vão financiar, apoiar e investir na produção de medicamentos em parceria com a Bahiafarma. É um momento muito importante para a Bahia. Esse espaço é uma oportunidade também de apresentar o nosso potencial para que empresários indianos possam investir no estado baiano”, ressaltou o governador.
Transferência de tecnologia e foco na oncologia
Entre os medicamentos contemplados estão o Nivolumabe e o Pertuzumabe, utilizados em tratamentos contra o câncer. Segundo a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, os acordos incluem transferência de tecnologia para medicamentos destinados ao tratamento de câncer de mama, além de protocolos relacionados ao Nivolumabe.
“Temos a transferência de tecnologia de um medicamento para o câncer de mama, e um protocolo para o Nivolumab, que é um medicamento também para diversos tipos de câncer, entre eles mieloma e câncer de pulmão”, explicou.
A produção local desses fármacos é apontada como uma medida relevante para ampliar o acesso a terapias de ponta no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente diante da alta demanda por tratamentos oncológicos e do custo elevado associado a medicamentos inovadores.
Estratégia de reindustrialização da saúde
A missão internacional integra uma agenda mais ampla de reindustrialização do setor de saúde no Brasil, com foco na redução da dependência de importações e no fortalecimento da produção interna. A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, relacionou os acordos à necessidade de planejamento e articulação institucional.
“Produzir mais no país, ampliar o acesso à inovação e fortalecer o SUS é resultado de planejamento, parceria institucional e compromisso com uma saúde pública mais tecnológica e acessível para todos”, afirmou.
Além do impacto na assistência à saúde, o governo estadual destaca que a iniciativa pode gerar emprego e renda na Bahia, ao impulsionar a cadeia produtiva farmacêutica e atrair novos investimentos.
Fórum Empresarial Índia-Brasil 2026
A formalização da parceria ocorreu durante o Fórum Empresarial Índia-Brasil 2026, evento que reuniu autoridades brasileiras e indianas, empresários e representantes de setores estratégicos. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o encontro teve como objetivo discutir desafios globais e oportunidades de investimento, com base em reuniões bilaterais e apresentações sobre áreas consideradas prioritárias para a cooperação entre os dois países.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, associou os acordos firmados ao fortalecimento da economia brasileira e baiana. “O governador Jerônimo está assinando acordos e viabilizando investimentos da Índia na Bahia e isso é muito importante. Agora, as possibilidades são grandes para diferentes setores da economia brasileira, em especial da Bahia”, declarou.
Com a formalização dos entendimentos, a Bahia passa a integrar um movimento de ampliação da capacidade nacional de produção de medicamentos de alta complexidade, em uma estratégia que combina cooperação internacional, transferência de tecnologia e fortalecimento do SUS.