Embasa e prefeitura de Candeias garantem investimentos para os próximos 30 anos

Na última terça-feira (04) a Embasa e o município de Candeias assinaram o Contrato de Programa que formaliza a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pela Embasa nos próximos 30 anos. O contrato assegura investimentos e estabelece metas para a expansão dos serviços de Abastecimento de água e Esgotamento Sanitário.

Segundo a Embasa no caso do abastecimento de água, atualmente a cobertura é de 97% na sede municipal e a perspectiva é alcançar os 100%. Para o esgotamento sanitário, na sede do município já foram atingidos 45% e será ampliado muito a cobertura com os investimentos pactuados. O prefeito de Candeias, Pitágoras Alves da Silva, destacou a importância do ato. “A Embasa presta um serviço de excelência em uma área que é fundamental para a qualidade de vida e o bem estar da população. Só temos a ganhar reafirmando esta parceria”, avalia.

O processo de contratualização prevê que a assinatura do contrato de programa seja precedida por um conjunto de estudos e documentos, que demostram a viabilidade econômica e financeira da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município e é obrigatória a existência do Plano Municipal de Saneamento ou o Plano Setorial de Água e Esgoto que indicam ações, ampliações para atingir os objetivos da prestação de serviços. A Câmara de Vereadores cria uma lei que autorize o município, através da prefeitura municipal, a assinar o Convênio de Cooperação entre Entes Federados. O processo de contratualização é iniciado com a celebração deste instrumento que consolida a relação federativa entre município e estados; posteriormente, acontece a delegação da prestação dos serviços à Embasa. Estes passos estão previstos no Marco Legal do Saneamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *