Cruz das Almas: Sofrendo de depressão, vocalista da banda oCírculo comete suicídio

Na noite de quinta-feira, 17 de janeiro, o músico Vinicius Trovador, também conhecido no mundo artístico como “Roy”, de 38 anos, cometeu suicídio por enforcamento na residência de familiares localizado na Sapucaia (comunidade rural) de Cruz das Almas. Segundo informações obtidas por nossa reportagem, “Roy” sofria já algum tempo de depressão. Em sua página pessoal no Facebook, por volta das 18h30, o músico deixou uma despedida dramática afirmado que usava maconha para aliviar seu sofirmento. No texto foi deixado um link de sua última apresentação.

Acompanhe na integra a sua última postagem no Facebook

“Agradeço demais por todo carinho das pessoas que torceram por mim, na música e na vida!

Queria ter feito muitas coisas diferentes, ter mais alto confiança, amor próprio!

Me permiti passar por situações que me fizeram adoecer, entrei em depressão, esquisofrenia e pra aliviar minha angústia me refuguiei em maconha!

A ansiedade era muito grande e por conta da doença fumava descontroladamente, saía atrás de maconha em qualquer lugar com qualquer um!

Isso me gerou problemas com o mundo das drogas!

Minha vida perdeu o sentido por conta disso! Sinto falta de Salvador, queria ter voltado a cantar, ter lançado o disco que estava gravando!

Gostaria muito ter visto o Bahia ser Campeão Brasileiro outra vez kkkk

Agradeço muito aos meus amigos do Preto Sábio e O Projeto Música Na Laje que anos maravilhosos, amo vcs!

Obrigado Eletrocooperativa pelos anos de muita música e de muito amor!

Gratidão ao oCírculo pela visibilidade e por passar por vários palcos bacanas!

Jeferson, Roberto, Allan e Thiago por me ajudarem na tentativa de voltar a cantar!

Ricardo Rosa meu velho, amo muito vc! Mesmo sendo Vitória kkkk

Caio obrigado sempre pela confiança! Abração!

Família me perdoem meus erros, minhas falhas amo vcs demais! Cuidem de painho e mainha! Meu Violão entreguem ao meu sobrinho Miguel! Pom, ensina ele a tocar, promete?

Gostaria de ser sepultado em Salvador, cidade que amo demais! Eu não acredito nesse Deus que é ensinado pra nós, mas isso não quer dizer que não tenha luz! Acredito no poder do bem e na força do amor!

Esse link é do último show que fiz no Solfar Sound https://youtu.be/FN6GQ06mmjw pra vcs que quiserem assistir! (Pom coloca público pra quem quiser ver)

Espero que gostem! Muito amor meus irmãos e irmãs!

Muito amor”.

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A prevalência do transtorno na população mundial é de 4,4%.

Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

No perfil do cantor, não param de chegar mensagens de apoio e de lamento pela perda do jovem músico. Algumas pessoas ainda nem acreditam no que aconteceu. Entre as mensagens, está a de Sandro Castro que se despede do amigo, mas deixa um alerta sobre a depressão: “Fica com Deus, pivete! A arte que deixou em forma de expressão sempre será fonte de inspiração para eu seguir em frente! Obs: Depressão não é brincadeira, não é frescura, não é doença de rico ou de quem não tem o que fazer, depressão é uma doença séria e merece toda atenção familiar e médica!”

O psicanalista especialista em saúde mental, Marcelo Veras, recomenda às pessoas que estão em torno de pessoas com a saúde mental abalada que sejam mais tolerantes e que se coloquem mais no lugar do outro. “Muitas vezes somos tratados com certa grosseria e nosso impulso é retribuir, mas nesses momentos é importante parar e analisar o porquê dauqela pessoa ter tido tal atitude”, avalia.

Para ele é fundamental também, ser uma pessoa aberta e amigável. Isso porque pessoas com depressão têm dificuldade em se abrir com pessoas muito intolerantes e críticas. “A pessoa não fica à vontade para expor suas fragilidades, à alguém que tem essa postura”, diz.

Ele ainda acredita que o melhor conselho que se pode dar a uma pessoa que tem pensado em suicídio continua sendo procurar ajuda especializada e nunca se despedir desta pessoa sem marcar um próximo encontro, ou dizer ‘eu te ligo amanhã’. “A pessoa que está pensando em suicídio precisa de uma perspectiva de futuro, e é isso que temos que dar a elas”.

Para casos como o do cantor, existem lugares para buscar ajuda.

Confira abaixo uma lista dos principais lugares em Salvador que prestam algum tipo de assistência a pessoas com depressão gratuitamente, ou mesmo por um preço mais baixo:

Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps): 71 3116-9440, em horário comercial
Centro de Valorização da Vida (CVV): 71 3322-4111 ou 141 (capitais) / www.cvv.org.br

LOCAIS COM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E PSIQUIÁTRICO GRÁTIS OU DE BAIXO CUSTO:
NAPSI – Núcleo de Atendimento Psicológico
Av. Ademar de Barros, 343, Ed. Julio Call, sala 108 – Tel.: 3247-5020. Psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação profissional, psiconcologia.

CEFAC – Centro de Estudos de Família e Casal
Parque Lucaia, Ed. WM – Tel.: 3334-3150 Psicoterapia individual, conjugal e familiar.

CECOM – Centro Comunitário Batista Cleriston Andrade
Rua Lord Cockrani, Garibaldi – Tel.: 3235-8114. Atendimento individual e em grupo.

CCVP – Complexo Comunitário Vida Plena
Rua Artur Gonzales (fim de linha de Pau da Lima).

COFAM – Centro de Orientação Familiar
Av. Joana Angélica, 79, Pavilhão Julia Carvalho, Internato Nossa Sra. de Misericórdia – Pupilleira. Tel: 3242-5959. Atendimento de psicoterapia individual e em grupo uma vez ao mês. Não cobra taxa.

Lar Harmonia
Rua Dep. Paulo Jacson, 560 – Piatã. Tel.: 3286-7796, ramal 119. Psicoterapia individual, em grupo, familiar e orientação profissional. Não cobra taxa.

Centro de Valorização da Vida
R. Luis Gama, 47 – Nazaré – Tel.: 3322-4111; 3244-6936 Atendimento por telefone 24 horas e pessoalmente das 7h às 18h.

IJBA –  Instituto Junguiano da Bahia
Alameda Bons Ares, 15, Candeal Salvador – Bahia. Marcação de Consultas: (71) 3356-1645

Faculdades
BAHIANA
Av. Dom João VI, 275 – Brotas. Tel.: 3276-8259 Cadastro por telefone em janeiro e em junho. Não é cobrada taxa.

UNIFACS – NEPPSI
Rua Ponciano de Oliveira, 126, 1º andar. Av. Anita Garibaldi, Rio Vermelho. Tel.: 3330-4677 / 4678 Cadastro por telefone. Psicoterapia individual, grupal e familiar.

FTC
Av. Luis Viana Filho, 8.812, Paralela. Tel.: 3281-8073 Cadastro por telefone. A taxa varia de acordo com o paciente. Psicoterapia individual, grupal e familiar.

UNIJORGE
Av. Luis Viana Filho, 6.775, Paralela. Tel.: 3206-8015 / 3534-8000. Cadastro por telefone.

IMAS – Instituto Multidisciplinar de Assistência à Saúde do Centro Universitário Jorge Amado
Av. Edgard Santos, s/nº – Narandiba – Salvador. Tel.: (71) 3103-3900.

UFBA
Estrada de São Lázaro, 170, São Lázaro – Tel.: 3235-4589. Cadastro por telefone no inicio de cada semestre. Psicoterapia e Orientação Profissional.

Ruy Barbosa
Rua Theodomiro Batista, 422 – Rio Vermelho. Tel: 3334-2021 / 3205-1745. Psicoterapia individual, grupal, familiar e orientação profissional.

UNINASSAU: inscrição online para atendimento psicológico de adultos no seguinte link – http://bit.ly/2jj8ulF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *