Confira as partidas e veja o que está em jogo na última rodada do Baianão 2026

O Campeonato Baiano chega à última rodada da primeira fase com oito das dez equipes com situação indefinida. O Bahia, dono da melhor campanha, é o único já garantido nas semifinais. Na outra ponta da tabela de classificação, o Atlético de Alagoinhas teve o rebaixamento decretado desde a sexta rodada.

O Vitória tem a classificação encaminhada e pode avançar até mesmo em caso de derrota, graças ao saldo de gols. Jequié e Porto completam o atual G-4, e fecham também a lista dos times que já não correm risco de rebaixamento.

Jacuipense, Juazeirense, Galícia, Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus vivem situação curiosa porque entram em campo tanto com chance de classificação, quanto com risco de rebaixamento.

Última rodada do Campeonato Baiano:

Sábado (21), às 20h:

  • Atlético-BA x Bahia

Domingo (22), às 16h:

  • Jacuipense x Bahia de Feira
  • Vitória x Galícia
  • Porto x Juazeirense
  • Jequié x Barcelona de Ilhéus

Diante dessa situação, veja o que cada equipe busca na última rodada da primeira fase. E até o Bahia, já com a liderança garantida, tem algo a buscar neste fim de semana.

Bahia: recorde de pontos

O Tricolor não só está garantido nas semifinais, como também tem mando de campo assegurado até uma possível final. A missão do Bahia para este sábado, em jogo adiantado contra o Atlético de Alagoinhas, é alcançar a melhor campanha na primeira fase do estadual no atual formato.

O Bahia tem 20 pontos e está a dois do Vitória de 2018, que somou 22 pontos nos nove primeiros jogos. O Tricolor, portanto, precisa de um triunfo para bater o recorde de pontos.

Vitória: classificação

O Rubro-Negro vem de triunfo por 1 a 0 sobre o Bahia de Feira e subiu para a segunda posição na tabela de classificação, com três pontos a mais que o Jacuipense, primeira equipe fora da zona de classificação.

Se vencer ou empatar, o Vitória garante a classificação. Se perder, só não avança se três equipes entre Jequié, Porto-BA, Jacuipense e Juazeirense vencerem os seus jogos. No caso dos dois últimos, eles ainda precisa tirar uma grande diferença no saldo de gols. O Rubro-Negro tem seis gols de saldo, enquanto Jacuipense tem menos um e Juazeirense menos seis.

Jequié

O Jipão também depende apenas de si para avançar. Se vencer, garante classificação. Se empatar ou perder, corre o risco de ser ultrapassado até mesmo pelo Barcelona de Ilhéus, que está na zona de rebaixamento, com três pontos a menos. A boa notícia é que mesmo em caso de derrota, a queda para a segunda divisão já não é mais um risco devido aos confrontos diretos da rodada.

Porto-BA

O Porto vive a mesma situação do Jequié: se vencer, garante classificação. Se empatar ou perder, corre o risco de ser ultrapassado até mesmo pelo Barcelona de Ilhéus, que está na zona de rebaixamento, com três pontos a menos. A boa notícia é que mesmo em caso de derrota, a queda para a segunda divisão já não é mais um risco devido aos confrontos diretos da rodada.

Jacuipense

Primeiro time fora do G-4, o Leão do Sisal precisa vencer para ter chances de disputar a semifinal. Além disso, torce por tropeços de Porto ou Jequié. Uma derrota do Vitória também ajuda, mas neste caso é preciso tirar uma diferença de sete gols de saldo para o Rubro-Negro.

O empate contra o Bahia de Feira não serve para colocar o Jacuipense no G-4, mas evita o rebaixamento do time. Já em caso de derrota, vai ser preciso torcer por tropeços de Galícia ou Barcelona de Ilhéus, ou uma derrota do Juazeirense, para não terminar a primeira fase no Z-2.

Juazeirense

O Juazeirense também está a um ponto do G-4 e precisa vencer para ter chances de disputar a semifinal. Além disso, torce por tropeços de Jequié ou Jacuipense. Uma derrota do Vitória também ajuda, mas neste caso é preciso tirar uma diferença de dez gols de saldo para o Rubro-Negro.

O empate contra o Porto não serve para colocar o Juazeirense no G-4, mas evita o rebaixamento do time. Já em caso de derrota, vai ser preciso torcer para que Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira ou Galícia também percam para não terminar a primeira fase no Z-2.

Galícia

Para terminar a primeira fase no G-4, o Galícia precisa vencer seu jogo e torcer por tropeços de pelo menos três dos quatro times que estão imediatamente à sua frente: Juazeirense, Jacuipense, Porto e Jequié. Para evitar o rebaixamento caso empate ou perca neste domingo, torce para que Bahia de Feira ou Barcelona de Ilhéus também percam.

Bahia de Feira

Para terminar a primeira fase no G-4, o Tremendão precisa vencer seu jogo e torcer por tropeços de Galícia, Juazeirense, Jacuipense e Porto. Se apenas três destes times tropeçarem, o Bahia de Feira passa a depender também de uma derrota do Jequié.

Para evitar o rebaixamento caso empate ou perca neste domingo, torce para que o Barcelona de Ilhéus repita seu resultado. Ou seja, se o Bahia de Feira empatar, um empate do Barcelona de Ilhéus salva do rebaixamento. Se o Bahia de Feira perder, uma derrota do Barcelona de Ilhéus salva do rebaixamento.

Barcelona de Ilhéus

O Barcelona começa a rodada na zona de rebaixamento, mas ainda tem chance de terminar a primeira fase no G-4. O time de Ilhéus precisa vencer o Jequié, torcer por tropeço do Galícia contra o Vitória, e para que pelo menos um dos dois jogos entre Porto e Juazeirense ou Jacuipense e Bahia de Feira termine sem vencedor.

Em relação ao rebaixamento, vencer na última rodada é suficiente para garantir o Barcelona de Ilhéus na Primeira Divisão. Caso empate a partida, torce por derrota de Bahia de Feira ou Galícia. Se perder neste domingo, o rebaixamento deve ser inevitável devido ao saldo de gols.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2015 Reconcavo Online

Anuncie Conosco