Candeias: Município é contemplado com mais um mutirão de cirurgia

A Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Saúde realizará de 08 a 11 de outubro, mais uma etapa de Projeto Mutirão de Cirurgias, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. Serão instaladas no local Unidades Móveis para atendimento Pediátrico e Adulto, onde serão realizados os exames de ECG (Eletrocardiograma), Ultrassonografias e RX de Tórax (para maiores de 45 anos).

Para se cadastrar a população deve dirigir-se as Unidades de Saúde do município (PSF´s e UBS´s) entre os dias 01 a 05 de Outubro e realizar a Triagem junto a equipe de enfermagem e agentes de saúde. No momento do cadastro é necessário apresentar cartão SUS, solicitação médica, documento com foto e comprovante de endereço. Todos os pacientes devem apresentar no momento do cadastro seus exames laboratoriais, caso seja necessário será solicitado novos exames aos pacientes.

Os pacientes para serem contemplados deverão ter realizado ou realizar antes da etapa de avaliação pré-cirúrgica os exames laboratoriais, tais quais: (Hemograma Completo, TP, TTPA, Ureia e Creatinina e Glicemia) além de TSH e T4 Livre para os pacientes que farão Cirurgia de Tireoide. As mulheres que farão Cirurgia de Histerectomia deverão ter realizado preventivo pelo menos há um ano, e também ter feito o Beta-HCG, vale ressaltar que os demais exames laboratoriais têm validade de 06 meses.

De acordo com o Diretor de Regulação do SUS, da Secretaria Municipal de Saúde, Tiago Novais, os pacientes que necessitem de novas coletas serão orientados a se dirigir diretamente ao laboratório convêniado com a Prefeitura der Candeias,  Laboratório Nossa Senhora de Fátima, com a Guia do Multirão, Cartão SUS e Documento de Identificação (RG,CNH) para realizar os exames. “Os pacientes que se Cadastraram na Central de Regulação serão contactados para verificação de validade de exames”, explica Tiago.

O mutirão oferece atendimento em Cirurgia Pediátrica e Adulto, respeitando os critérios de Idade para admissão e a presença de cormobidades (a existência de duas ou mais doenças em simultâneo, Ex: diabetes + hipertensão) como critério de exclusão.

Para o público infantil, de 4 anos a 13 anos e 11 meses serão oferecidas cirurgias de hernioplastia (Inquinal, umbilical e epigástrica), amigdalectomia e adenodelectomia e retirada de Bolsa de Colostomia. Já para adultos, de 14anos a 65 anos, as cirurgias são hernioplastias (Inguinal Umbilical e Epigástrica), histerectomia Total, Tireoidectomia e Vesícula (Colecistectomia). Para cirurgias de Tireoide e vesícula os pacientes devem comparecer em Jejum de sólido e liquido para a realização das Ultrassonografias.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Ouro Negro a partir do dia 18 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *