Cachoeira: Espaço do Arquivo Municipal é utilizado por usuários de drogas

O Arquivo Municipal da cidade de Cachoeira guarda documentos com informações de mais de 300 anos, incluindo documentos das histórias políticas e culturais do Recôncavo da Bahia.
Nessa quinta-feira (26) moradores da cidade acusaram a prefeitura de deixar o Arquivo Municipal em estado de abandono. Nossa equipe registrou que o portão lateral da uindade, que segundo moradores foi arrombado por traficantes da região deixando a unidade com acesso livre. Moradores que não quiseram se identificar reclamam que durante a noite usuários e traficantes utilizam o local como ponto e área de consumo. “Estou vendo a hora de tudo isso aqui pegar fogo. Eles usam crak, acendem fogo e largam tudo aí”, disse uma moradora.
O prédio que fica na Ladeira da Cadeia passou por eforma em 2006 através do programa Federal Monumenta, entregue logo após para o IPHAN e em seguida cedido para a prefeitura administrar. De acordo com a informação de outro morador a prefeitura já tem conhecimento do ocorrido, no entanto não toma nenhuma atitude. “A prefeitura não limpa o local e não toma nenhuma providência. Esse arquivo está todo desorganizado com pessoas desqualificadas. Temos uma universidade na cidade com cursos na área e a prefeitura se quer faz uma parceria. Realmente, se você comparar com o arquivo de São Félix verá que o de Cachoeira tá um lixo”, desabafou o morador. Em nota a prefeitura diz ter conhecimento do ocorrido, confira:

O prefeito de Cachoeira, Tato Pereira, e o secretário de Cultura e Turismo, Cleydson do Rosário, estão cientes da situação e já acionaram o Setor competente para resolver o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *