São Francisco do Conde: Promotora pede que Prefeito demita diretor por nepotismo

O Ministério Público do Estado (MP-BA) pede ao prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida (PP), que exonere o diretor do Departamento Municipal de Projetos Estratégicos, Josias da Silva Barbosa Junior. Publicada nesta terça-feira (18), a medida assinada pela promotora Bruna Gelis Fittipaldi fixa o prazo de 15 dias para que o prefeito envie cópia do decreto de exoneração sob pena de ser acionado na Justiça.

De acordo com a promotora, Josias da Silva Barbosa Junior é irmão do secretário municipal de Projetos Estratégicos, Ruy dos Santos Barbosa, o que configura prática de nepotismo, o favorecimento a parentes em contratações para órgãos públicos. Segundo a recomendação, não há razão na contratação do irmão do secretário para atuar em cargo de comissão na mesma pasta municipal, sob vínculo com subordinação hierárquica. Para a promotora, como São Francisco do Conde está na RMS há “evidente disponibilidade de pessoas não parentes altamente habilitadas tecnicamente ao exercício das funções designadas a Josias da Silva Barbosa Júnior”.

Antes de ser diretor de Projetos Estratégicos, Josias Junior também exerceu cargos de Gerente de Acompanhamento de Contratos e Convênios na mesma secretaria municipal chefiada pelo irmão, o que configura outro caso de favorecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *