VIII Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia tem programação virtual

Por conta da pandemia do Coronavírus, a programação da oitava edição do Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, que teve início neste sábado (01) e prossegue até o dia 8 de agosto, será totalmente virtual. O evento, promovido pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, é uma tradição pelas ruas de Saubara, no Recôncavo Baiano desde 2013.

A programação virtual trará, por meio do Instagram @marujadasaubara, uma série de lives com a participação de 12 mestres de diferentes municípios baianos, além da transmissão da Reverência Marujada de Saubara e apresentação da Embaixada de Caravelas.

O coordenador do encontro, Rosildo do Rosário, ressalta que, apesar da crise sanitária, as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas continuarão mostrando a sua riqueza cultural. “São muitos os desafios, mas a pandemia não irá conter a nossa tradição. Estamos nos adaptamos e, com todos os cuidados necessários, vamos estar presentes nos lares das pessoas, reforçando e mantendo a nossa arte e a nossa cultura”.

Durante as lives do VIII Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, os mestres vão dialogar sobre a produção dos documentos para o reconhecimento do bem cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a construção de um plano de salvaguarda. “Vamos aproveitar que contaremos com representantes das manifestações de vários municípios e discutir avanços para fortalecer ainda mais a nossa cultura. E para facilitar as deliberações das ações do coletivo, criamos uma rede com os grupos que vem facilitando e agilizando as tomadas de decisões”, destacou o coordenador.

As manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado desde 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *