Santo Amaro: Comitê de saúde e MPT apontam irregularidades no Hospital Municipal

O Comitê de Enfermagem para o Enfrentamento da Covid-19, do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizaram inspeção no dia 22 de julho no Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade em Santo Amaro. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem na Bahia (Coren), foram identificados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) inadequados, profissionais sem treinamento para realizar atendimentos de paciente com coronavírus e estrutura precária.

Além disso, os órgãos fiscalizadores apontaram irregularidades na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Antônio Balbino com inadequação do fluxo de atendimento aos usuários com Síndrome Gripal e quantidade insuficiente de dispensadores de álcool em gel 70%.

Os profissionais do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade admitiram não ter treinamento para atender pacientes com coronavírus, inadequações na ala para atendimento da Covid-19, como a sala de atendimento sem ventilação e ausência de vácuo nas válvulas. A estrutura do hospital também foi listada como “antiga” e com “muitos problemas de infiltração”.

O MPT-BA afirmou que está investigando o descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho em unidades de saúde de diversos municípios baianos. “As inspeções virtuais foram realizadas nas unidades e foram solicitados documentos e informações aos gestores. O inquérito irá cruzar os dados coletados e convocar os responsáveis para que sejam propostas ações imediatas para a correção das irregularidades porventura encontradas”.

Bnews
Foto: Corem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *