Santo Amaro: Abrigo São Domingos tem 20 casos do Coronavírus confirmados 

Nessa sexta-feira (17) após a denúncia da vereadora de Santo Amaro, Giovana Costa (PL), onde acusou a prefeitura de negligenciar os dois primeiros casos de Coronavírus, registrados no último dia 09 de Julho, no Abrigo de Idosos São Domingos, a prefeitura confirmou 20 casos da doença na unidade. Segundo a vereadora os dois primeiros casos teriam iniciado com uma cuidadora e um idoso. A vereadora afirma que notificou o secretário de saúde para realizar os exames em todos os profissionais e idosos do abrigo, no entanto, não foi realizado e os casos vieram a aumentar chegando a 20 casos. “Eu avisei, solicitei da secretaria de saúde que fizesse a testagem de todos os que ali residem e nos funcionários. Então senhor secretário a responsabilidade é do senhor. A responsabilidade é do senhor prefeito, a responsabilidade é da senhora secretária de ação social”, disse a vereadora. A prefeitura em nota confirmou os 20 casos e afirmou que o abrigo São Domingos é uma entidade privada, sem fins lucrativos, mantida com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Amaro. Por entender a importância desta instituição, a Gestão Municipal responde pela contratação dos funcionários de saúde, cuidadores e equipe de cozinha.

Denúncia da Vereadora

Confira a nota da Prefeitura;

O Abrigo São Domingos é uma entidade privada, sem fins lucrativos, mantida com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Amaro. Por entender a importância desta instituição, a Gestão Municipal responde pela contratação dos funcionários de saúde, cuidadores e equipe de cozinha. Desde o início da pandemia da Covid-19, todas as medidas foram adotadas pela Secretaria de Saúde de Santo Amaro para garantir a proteção dos idosos acolhidos pela instituição.
No mês de março, ainda no início da pandemia, foram entregues materiais de higienização (álcool líquido e álcool em gel). E a equipe da Vigilância em Saúde orientou sobre as medidas que deveriam ser adotadas. Entre elas, foi abordada a suspensão de visitas e do acesso de agentes externos à rotina da unidade, além do cuidado com a higiene do local. A equipe de profissionais da Secretaria de Saúde também orientou sobre a necessidade de notificar à Vigilância Epidemiológica possíveis casos suspeitos.
A primeira ação de prevenção ao coronavírus no Abrigo ocorreu no dia 14 de maio de 2020, com a aplicação de testes rápidos em todos os idosos acolhidos e funcionários da instituição. Na entidade, a equipe de profissionais de saúde realizou também orientações a direção e ao corpo técnico da entidade sobre medidas necessárias para prevenção à Covid-19. Ainda na data citada, a Prefeitura forneceu equipamentos de proteção individual (álcool líquido, álcool em gel e máscaras cirúrgicas) para todos os profissionais da unidade.
É importante ressaltar que o primeiro caso suspeito detectado na unidade foi atendido com celeridade. A coleta de material para exames foi realizada, o paciente foi afastado da instituição e recebeu todas as orientações necessárias. O corpo técnico da instituição foi notificado e orientado sobre as medidas de proteção dos idosos acolhidos.
Diante do ocorrido, a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar do município (Programa Melhor em Casa) fez visitas à unidade, garantindo a assistência no cuidado ofertado pela instituição. Além do suporte dos profissionais de saúde, a equipe da Vigilância Epidemiológica já havia programado nova ação de testagem para submeter todos os funcionários e idosos, dentro do prazo indicado nos Protocolos de Testagem, respeitando o período necessário de incubação do vírus.
Para que testes rápidos tenham eficácia diagnóstica, a testagem só pode ser feita após a incubação do vírus e reação do sistema imunológico, a partir do sétimo dia de sintomas ou contato. Considerando que foi registrado o caso positivo no Abrigo no dia 07 de julho de 2020, a coleta dos exames foi realizada no dia 16 de julho de 2020, atendendo às determinações e aos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.
É importante esclarecer que a Secretaria de Saúde está adotando todas as medidas para minimizar os riscos de contágio no Abrigo São Domingos, assim como evitar o comprometimento do quadro clinico dos portadores do vírus. Dessa forma, a Gestão Municipal repudia as informações veiculadas em redes sociais por pessoas que visam benefícios próprios e/ou eleitoreiros, e que, em seus atos, expõem idosos, funcionários e direção da instituição, de forma antiética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *