Voluntários poderão participar de teste da vacina da Covid-19 em Salvador

A vacina para prevenir a Covid-19 desenvolvida em Oxford, na Inglaterra, será testada em Salvador, e o recrutamento de voluntários começa nesta sexta-feira (10). As aplicações irão avaliar a eficácia e segurança da vacina contra o coronavírus.

O processo que começa nesta sexta envolve o recrutamento e seleção dos voluntários para a vacina. Os pré-requisitos são: ter idades entre 18 e 55 anos – podem se candidatar profissionais da saúde ou pessoas que tenham alta exposição ao vírus, ou pessoas não tenham contraído a Covid-19.

O recrutamento é feito via internet, no site do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. Lá, o candidato fará um cadastro e, caso as respostas estejam dentro dos critérios exigidos, ele será convidado a participar do estudo, que começou no dia 20 de junho, na cidade de São Paulo.

Em Salvador, a seleção e o acompanhamento dos voluntários será no Hospital São Rafael. Os candidatos serão acompanhados por profissionais. De acordo com o Instituto D’Or, que viabiliza a ação, o estudo é “simples-cego” e randomizado, ou seja, os voluntários não sabem se receberão a vacina de Oxford ou a vacina controle.

O estudo tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Além de Salvador e de São Paulo, a cidade do Rio de Janeiro também participa do estudo no país. Com isso, o Brasil deve ter cinco mil voluntários para o teste da vacina do coronavírus.

G1Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *