Santo Amaro: Igreja de Nossa Senhora da Purificação é alvo de vandalismo

Depois de passar por mais de um ano em reforma e ser entregue para a população em outubro desse ano a centenária Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, amanheceu nesse domingo (01) com marcas de vandalismo. Na noite desse sábado vândalos atearam uma espécie de óleo na porta, passeio e nas paredes da igreja que é patrimônio cultural do município. A prefeitura emitiu uma nota por meio das redes sociais repudiando o fato e diz que vai adotar medidas para punir o autor do crime. Segundo o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público. A pessoa só pode ser presa por este crime, caso seja pega em flagrante. Além da igreja o prédio da Casa de Câmara e Cadeia ( Câmara de Vereadores), que passa por reforma também foi alvo de vândalos. Veja a nota da prefeitura:

A Prefeitura de Santo Amaro através desta nota, repudia o ato de vandalismo
contra a Matriz de Nossa Senhora da Purificação, que amanheceu neste domingo (01/12), com a pintura atingida por um tipo de óleo.

A Igreja é um dos cartões postais do município e é consolidado como patrimônio cultural. Recentemente reformada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi entregue à comunidade.

É inadmissível tal comportamento pois, além de reforçar um ato de intolerância religiosa, é uma inciativa contra a memória e o patrimônio material.

Medidas legais serão adotadas para que os responsáveis por tal crime sejam identificados e punidos com rigor e fique o exemplo para coibir e prevenir tais atos.

 

Fotos: Prefeitura de Santo Amaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *