Cruz das Almas sediará Feira afrodescendente de produção, biodiversidade, criatividade e cultura

Na próxima semana, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, a cidade de Cruz das Almas sediará a Feira ‘Tem Quitanda na Cidade!’, em comemoração à semana da Consciência Negra. O evento reunirá na Praça Senador Temístocles, em frente à prefeitura, atividades de comercialização, produção, biodiversidade, criatividade e cultura afrodescendente. O evento é de realização da Humana Brasil por meio do Edital Bahia da Década Afrodescendente 2019, da Secretaria de Promoção Racial do Estado da Bahia – Sepromi.
A feira constitui-se estratégia para promoção, fortalecimento, divulgação e articulação dos grupos produtivos das comunidades rurais do recôncavo, que adotam o sistema agroecológico, produção sustentável, tendo como foco às mulheres e jovens negros, povos e comunidades tradicionais.
Além da comercialização, durante os 3 dias, o evento contará com diversas apresentações culturais e oficinas, sendo realizadas em paralelo com a programação do novembro negro, organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Especiais de Cruz das Almas.
De acordo com a coordenadora do projeto, Michele Paixão, existe todo um trabalho prévio de capacitação e geração de conhecimento, oportunidades de negócios e criação de espaços colaborativos, antes da realização da Feira. “Reuniremos 20 grupos produtivos e 40 empreendedores(as) individuais de comunidades tradicionais e quilombolas de 7 municípios do Recôncavo Baiano. O evento possibilitará a construção de uma relação bastante próxima entre os agricultores, as famílias e o consumidor final”, comenta a coordenadora.
A Feira ‘Tem Quitanda na Cidade!’ tem o apoio das prefeituras de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Cachoeira, São Félix, Muritiba e Maragogipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *