Bolsonaro nomeia último nome da lista tríplice como reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano

O professor Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado, nesta quinta-feira (1º), como o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Santos foi o terceiro colocado na lista tríplice, enviada à Presidência da República há mais de quatro meses.

A nomeação saiu na edição desta quinta do Diário Oficial da União (DOU). O professor terá de ir a Brasília para tomar posse no Ministério da Educação e, só então, assumir o cargo oficialmente.

Fábio Santos vai suceder o reitor Silvio Luiz Soglia, que deixou o cargo no último dia 15. A vice dele, Georgina Gonçalves dos Santos, atuou como reitora em exercício por duas semanas, mas o mandato terminou nesta terça-feira (30) e, deste então, a UFRB está sem reitor.

Georgina foi a mais votada para comandar a UFRB entre 2019 e 2023 – tanto na consulta acadêmica feita aos alunos, quanto na votação do Conselho Universitário para a lista tríplice. A lei prevê que o presidente Jair Bolsonaro pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

Até esta quinta, outros seis reitores já tinham sido escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Em cinco desses casos, o primeiro colocado da lista tríplice foi nomeado reitor. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o segundo da lista foi escolhido, quebrando uma tradição adotada desde o primeiro governo Lula.
Na terça, o Conselho Universitário da UFRB enviou uma “moção de preocupação” ao Ministério da Educação, pedindo a composição da reitoria para que os cargos não ficassem vazios. No documento, o conselho disse apoiar a nomeação de Georgina Gonçalves dos Santos como nova reitora.

Na votação do Consuni, no fim de fevereiro, Georgina recebeu 17 dos 25 votos de diretores, professores, alunos e técnicos administrativos. A professora Tatiana Velloso ficou em segundo, com 5 votos, e Fábio Josué recebeu apenas 3 votos.

Perfil
Segundo o site da UFRB, Fábio Josué Souza dos Santos é professor da graduação em “educação do campo”. Como pesquisador, atua nas linhas de memória, história, gestão, currículo e formação de professores nesse tipo de educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *