Candeias: Secretaria de Saúde amplia serviço de ultrassom no município

Ninguém tem dúvidas que um dos momentos mais aguardados pelas gestantes é a hora de fazer os exames de ultrassom, para poder acompanhar o desenvolvimento do bebê. Pensando em proporcionar maior segurança aos pais e principalmente resultados mais precisos nos exames e análise da estrutura de formação do feto, a Prefeitura de Candeias através da Secretaria de Saúde (SESAU), aumentou neste mês de agosto o serviço de ultrassonografia, que agora conta com a ultrassom morfológica para atender as gestantes do município. Provando que saúde é coisa séria e uma das prioridades da atual gestão.

De acordo com o Diretor Administrativo do Hospital Ouro Negro, Mario Seixas Neto, o município está preconizando todos os procedimentos proposto pelo Ministério da Saúde em relação à politica nacional de atenção para gestantes. Garantindo toda assistência durante o ciclo de gestação, desde consultas de pré-natal  a todos os exames necessários.

Segundo o médico ultrassonografista Yuri Barroso, infelizmente, nem todas as gestantes realizam o ultrassom em tempo hábil, pois geralmente descobrem a gravidez com certo atraso. Por mais que o assunto seja bastante comentado, algumas pessoas não entendem a importância de acompanhar de perto a evolução da gravidez e só procuram um médico quando a gestação está bem avançada ou quando o parto está próximo.

Vale ressaltar que a ultrassom morfológica detecta má formação do feto com precisão em torno de 85% a 90%.  Ainda segundo o médico  o exame deverá ser realizado no primeiro trimestre durante a 11ª a 13ª semana de gestação e durante o segundo trimestre realizado entre a 20ª a 24 ª semana. “A morfológica não deve ser realizada fora do prazo, pois diminui a sensibilidade de detectar algum problema”, sinalizou o médico.

Para a marcação da USG Morfológica a paciente deve estar cadastrada em uma UBS ou PSF, onde será encaminhada para a central de marcação que agendará  o exame para ser realizado no Hospital Ouro Negro.

“Os exames de USG estão sendo realizados no município de segunda a sexta-feira e  já estamos analisando a possibilidade de estendermos para outros horários, através de novos serviços e de  mutirões, inclusive aos sábados, já que a secretaria de saúde pretende dinamizar este serviço”  salientou Tiago Novais, Diretor do Departamento de Regulação do SUS.

Grupo de Gestantes

Buscando acolher, informar e deixar o parto cada vez mais humanizado, a Secretaria de Saúde do Município segue desenvolvendo um trabalho voltado para as gestantes da cidade. A roda de gestantes promove grupos, onde as mulheres podem tirar suas dúvidas sobre gestação, parto e cuidados com o bebê. Os encontros ocorrem nas UBS, PSFs e Hospital Ouro Negro. A iniciativa faz parte da “Rede Cegonha” que orienta as grávidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *