Castro Alves: Estudantes do município participam do concurso fotográfico

Cerca de dois mil estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Castro Alves estão concorrendo no Concurso Tela Verde Castro Alves com fotografias em três temáticas: “Por do sol”, “Biodiversidade” e “Natureza e sociedade”. O projeto da Secretaria Municipal de Educação revela, em cada edição, jovens fotógrafos que, através do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), realizam atividades pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental.

Durante o concurso – inspirado no Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente, que aplica metodologias ativas nas escolas –, os estudantes discutem formas de enfrentamento aos problemas ambientais identificados. Sendo assim, os alunos registram imagens da realidade socioambiental das comunidades do município e realizam debates sobre os principais problemas ambientais da cidade. Em breve, eles vão conhecer os ganhadores.

As ações, conforme o professor que coordena o projeto, Armando Nascimento Filho, estão pautadas na política nacional de Educação Ambiental e na Legislação Ambiental da cidade de Castro Alves. “Com esse concurso estimulamos o uso das tecnologias da informação e da comunicação, e ainda possibilitamos a ampliação do debate sobre o meio ambiente. Os alunos estão produzindo com empolgação e realizando mostras internas em cada escola”, conta o educador.

Como incentivo aos alunos, o concurso oferece premiações que envolvem medalhas e certificados, além da participação em excursões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *