Prefeito de Cachoeira intimida e ameaça processar veículo de comunicação

Em solidariedade e respeito a profissão o RecôncavoOnline repudia a retaliação feita pelo prefeito de Cachoeira, Tato Pereira, contra o veículo de comunicação local, o site Diário da Notícia. “Mesmo após o site Diário da Notícia ter publicado a Nota de Esclarecimento enviada pela assessoria da Prefeitura Municipal da Cachoeira (veja aqui), o prefeito Tato Pereira em entrevista a uma emissora de rádio nesta sexta (06), ameaçou processar o veículo de comunicação por ter noticiado sobre o discurso do vereador Josmar Barbosa na Sessão da Câmara Municipal nesta última segunda, 02/04, (veja aqui). Tato Pereira falou que além de processar o vereador Josmar vai processar o Diário da Notícia “por ter divulgado inverdades”.

Pensamos coma a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) que está efetivamente incorporada às lutas em defesa dos jornalistas e do jornalismo no Brasil. A FENAJ tem mantido ao longo desses anos uma permanente tensão para que a sociedade tenha a sua disposição uma lei de imprensa democrática que a defenda sem ferir, ao mesmo tempo, os preceitos constitucionais de liberdade de imprensa.

Por meio de nota o prefeito de Cachoeira diz não ter intenção de censurar a comunicação na cidade no entanto, confunde decoro parlamentar e cobertura jornalística.

 

Confira:

Venho por meio desta esclarecer que durante a minha participação na última sexta-feira (6), na Rádio Paraguassu FM, não tive a intenção de impor censura, ameaçar ou intimidar o livre exercício da comunicação, conforme afirmou o site Diário da Notícia.

Afirmei que o referido veículo de comunicação será processado por não ter cumprido uma premissa básica no jornalismo, que é recorrer a todas as fontes de informações envolvidas no fato, antes de difundir a notícia. Isso não foi feito pelo site Diário da Notícia ao publicar apenas as acusações do vereador Josmar Barbosa sobre mim. O meu posicionamento, no entanto, somente foi considerado, não por iniciativa do veículo, mas após a Assessoria de Comunicação que me acompanha ter enviado uma nota para o esclarecimento da situação.

Entendo, valorizo e legitimo a importância da comunicação responsável, democrática e honesta, que deve ser feita com coerência e isenção para que todos possam ter o direito ao acesso a um conteúdo verdadeiro. Mas repudio e desprezo a comunicação tendenciosa, parcial e incoerente que, a serviço de alguns, dá vazão a mentiras, difamações e calunias, que nada contribuem para a informação pública, um direito de todos os cidadãos.

Cachoeira-BA, 09 de abril de 2018.

Fernando Antônio da Silva Pereira

Prefeito de Cachoeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *