São Francisco do Conde: Exposição Itinerante Navio Negreiro passará por três cidades do recôncavo

O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), expõe a partir de hoje até o dia 25 em São Francisco do Conde a Exposição Itinerante Navio Negreiro – Castro Alves e Hansen Bahia. A exposição tem a curadoria de Ayrson Heráclico, e apresenta obras de Hansen Bahia, inspiradas pelo poema Navio Negreiro de Castro Alves. A exposição correrá mais 12 cidades do estado da Bahia incluindo as cidades de Santo Amaro e Cachoeira.

Em abril de 1868, o poeta baiano Castro Alves escreveu um dos seus principais poemas abolicionista: O navio negreiro. A obra descreve imagens de violência contra os africanos subjugados de escravos e protestava contra a desumanidade da condição escrava, denunciando o horror da travessia atlântica nos porões dos navios. Em 1959, o artista alemão, Karl Heinz Hansen criou uma série de gravuras sobre a obra de Castro Alves, intitulada ‘Caminho das Lágrimas’. Nessa obra de Hansen, ele apresenta a dor e o flagelo dos africanos no Atlântico. O artista compadece do sofrimento negro, com uma corporeidade dramática de quem enfrentou o holocausto nazista.

Segundo o curador da exposição Ayrson Heráclito, o objetivo dessa exposição itinerante é relembrar o encontro entre dois grandes artistas que mesmo vivendo épocas distintas, se uniram pela dor. “nunca esqueçamos o quanto foi, e é, perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo” afirmou Heráclito. Confira a programação da exposição.
21/NOV a 25/NOV – SÃO FRANCISCO DO CONDE
Local: UNILAB

27/NOV a 02/DEZ – SANTO AMARO
Local: Teatro Dona Canô

04/DEZ a 12/DEZ – ALAGOINHAS
Local: Centro de Cultura de Alagoinhas

16/DEZ a 02/JAN – JUAZEIRO
Local: Centro de Cultura João Gilberto

06/JAN a 23/JAN – FEIRA DE SANTANA
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim

27/JAN a 13/FEV – JEQUIÉ
Local: Centro de Cultura ACM

17/FEV a 04/MAR – VITÓRIA DA CONQUISTA
Local: (Re) Conquista – Memorial Governador Regis Pacheco

09/MAR a 18/MAR – PORTO SEGURO
Local: Centro de Cultura de Porto Seguro

23/MAR a 01/ABR – ILHÉUS
Local: Teatro Municipal de Ilhéus

06/ABR a 16/ABR – ITABUNA
Local: Centro de Cultura Adonias Filho

20/ABR a 29/ABR – VALENÇA
Local: Centro de Cultura Yêda Barradas

04/MAI a 15/MAI – CACHOEIRA
Local: Fundação Hansen Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *