Maragojipe: Prefeitura confirma possível surto da doença “mão-pé-boca”

A prefeitura de Maragogipe confirmou nessa quinta-feira (11) por meio de nota oficial casos da doença mão-pé-boca em crianças da cidade. Um possível surto da doença está sendo investigado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) onde começou na cidade de Nazaré. Pelo menos 16 crianças, alunas de uma mesma creche, foram infectadas e afastadas das atividades devido à enfermidade.

Segundo a prefeitura de Maragojipe, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica – VIEP, está adotando medidas preventivas para controlar um possível surto da doença.

A doença mão-pé-boca é registrada com mais frequência em bebês e crianças com idade entre 6 meses e 3 anos. O vírus, altamente contagioso, provoca febre alta que é sucedida, cerca de dois ou três dias depois da primeira manifestação, por pequenas vesículas com líquido que surgem nas mãos, pés e boca, o que explica o nome da doença. As bolhas vão se rompendo à medida que a doença evolui.

Confira a nota da prefeitura de Maragojipe:

Diante dos poucos casos da doença mão-pé-boca (DMPB) registrados no município, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica – VIEP, vem esclarecer que medidas preventivas estão sendo adotadas pelo Município. No que diz respeito à doença, por não existir nenhum tipo de vacina para o vírus Coxsackie A16, causador da DMPB, a doença pode ser evitada excepcionalmente com cuidados básicos de higiene. O agravo da doença regride espontaneamente após alguns dias. A DMPB comumente não é grave e a maioria dos acometidos pela doença se recuperam de sete a dez dias sem tratamento médico.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Vigilância Epidemiológica está realizando ações educativas com orientação de cuidados de higiene para prevenção da DMPB nos Postos de Saúde do município. As equipes das Unidades estão realizando também ações nas escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *