Prorrogadas as inscrições para os festivais em homenagem ao poeta Castro Alves

Foram prorrogadas até 08/03 as inscrições para a 18ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e para o 5º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves que acontecem gratuitamente todos os anos no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), local onde nasceu o poeta baiano em 1847, em Cabaceiras do Paraguaçu, localizada no Recôncavo baiano (a 170 km de Salvador). Os interessados têm até 08 de março para realizar a inscrição no PHCA e/ou pelo telefone (75) 3681-1102; de segunda a quinta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os festivais acontecerão no sábado, 09/03, a partir das 13h; e as premiações serão entregues na quinta, 14/03, data de comemoração aos 172 anos de nascimento do poeta. “Serão dois dias de eventos. Sendo que o dia 14 terá uma programação mais extensa. Sábado (09) serão selecionados os cinco melhores declamadores nas categorias adulto e infantil. Os vencedores deverão se apresentar na quinta-feira”, explica Diogenisa Oliva, coordenadora do PHCA.

Na categoria adulto podem se inscrever pessoas a partir de 14 anos completos até data do festival (09/03) e na categoria infantil são válidas crianças de 03 anos a 13 anos. Nas declamações os jurados analisam originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras); fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema); além do grau de dificuldade do poema declamado pelo candidato. O júri será composto por professores, historiadores, diretores de teatro, escritores e representantes da Diretoria de Museus (Dimus) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

“A cidade abraça maravilhosamente bem o evento. E as outras cidades vizinhas juntam-se a nós. Passamos o ano todo preparando os festivais. No parque desenvolvemos cursos, oficinas, palestras. Travamos uma batalha para manter viva a memória de Castro Alves, para que a nova geração conheça seus escritos e compreenda a atualidade de sua obra”, ressalta Diogenisa Oliva.

PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES (PHCA) – Por conta do primeiro centenário da morte de Castro Alves, em março de 1971 foi inaugurado, no lugar onde ele nasceu, o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA), numa área de 52 mil metros quadrados. O acervo convida os visitantes a mergulharem no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravatura no Brasil, através de seus poemas, informações e objetos pessoais dele e familiares. Além do museu, o Parque contém um anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. Na área de Mata Nativa, os visitantes podem fazer uma trilha e visitarem o Pouso de Adelaide, o Anfiteatro, a “Cruz da Estrada”, a Fonte e o Marco da Fazenda. O público pode ainda usufruir de projetos socioeducativos e anualmente, o Parque também promove o Festival de Declamação de Poemas de Antônio Frederico de Castro Alves. O PHCA integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *