Governo monta super estrutura na saúde durante o Carnaval

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investirá cerca de R$ 2,5 milhões para garantir, durante o Carnaval de 2019, o pleno funcionamento das unidades de saúde e o reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior. Os recursos também vão assegurar a instalação de três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de preservativos, além de campanhas educativas que visam à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a doação de sangue.

Na capital, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estarão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade. Como ocorreu nos últimos anos, as cirurgias eletivas programadas para essas unidades foram remanejadas para novas datas após a festa, sem qualquer prejuízos aos pacientes, que já foram comunicados sobre a reprogramação.

Ainda em Salvador, o Hospital Eládio Lasserre e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras serão monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade.

No interior, os hospitais estaduais em Camaçari, Lauro de Freitas e Porto Seguro também terão escalas diferenciadas. Equipes da Sesab farão inspeções diárias nas unidades de saúde com o objetivo de verificar, entre outros itens, a necessidade de substituição ou suplementação de material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *