Margem de asfalto cede e duas casas desabam em Santo Antônio de Jesus. Confira o vídeo

Duas casas desabaram após um aterro ceder, provocado pelo rompimento de uma tubulação, nesta sexta-feira (07), na BA 046, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Um vídeo publicado pelo site Bocão News, mostra o exato momento em que a margem do asfalto cede na Estrada do Casco, próximo ao restaurante Bode na Brasa, enquanto veículos passavam pelo local.

À reportagem, a secretária de Infraestrutura do município, Sônia Fontes, explicou que outras quatro casas estão em risco e que todos os moradores foram retirados e a Prefeitura irá pagar o aluguel social para essas famílias deixarem seus imóveis, enquanto a Secretaria de Infraestrutura da Bahia resolve o problema na BA 046. Ninguém ficou ferido.

Sônia contou que no local tem uma passagem de drenagem e com o desabamento das laterais a outra saída foi obstruída. “Foi pedido a Seinfra para desobstruir a outra margem de saída, mas não foi o suficiente. Começou a funcionar como uma barragem, foi estocando água e, parece também que uma adutora da Embasa que fica mais atrás também rompeu. Então, tudo isso, essa água estocada e esses dias de chuva, com a passagem obstruída, ali funciona como um pontilhão, aí desabou as laterais de sustentação e põem em risco a estrada que está prestes a romper”, explicou a secretária.

Ela contou que na hora do acidente, a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura foram acionadas e foram até o local. A estrada foi interditada e os motoristas estão usando três acessos que existem dentro da cidade para se deslocarem.

Segundo a prefeitura, foram colocados “gelos baianos” e cones nas entradas da Av. Welington Figueiredo, Casco e Gravatá. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente também esteve no local fazendo uma avaliação inicial sobre o impacto ambiental na área.

Em nota, a prefeitura de SAJ afirmou que homens da Embasa trabalham na realocação da rede para garantir o abastecimento de água para os demais moradores da região, enquanto a Coelba executa um desvio na rede que passa pelo local afetado.

Ainda de acordo com a nota, o Prefeito Rogério Andrade conversou sobre o problema da BA 046 com o Superintendente de Infraestrutura e Trânsito do Estado, Saulo Pontes, que se comprometeu a contratar uma empresa para que seja realizada uma intervenção imediata no local.

Campanha

Em nota, a prefeitura explicou que será realizada uma campanha, liderada pela Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, para compra e arrecadação de donativos como móveis e eletrodomésticos a serem destinados às famílias. A Prefeitura também sinalizou a possibilidade de doações de cestas básicas para as famílias que necessitassem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *