Rui defende em Brasília distribuição de recursos do pré-sal aos estados e municípios

O governado reeleito Rui Costa (PT) se juntou a outros governadores eleitos do Nordeste para pleitear em reunião nesta terça-feira (4), em Brasília, com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) por uma distribuição mais justa de recursos.

Na pauta a aprovação em  plenário, por exemplo, de projetos que atendem à interesses dos estados e municípios, entre eles, projeto de origem no Senado que altera a lei 12.351 e, entre outras providências, distribui recursos do pré-sal com estados e municípios.

Este dispositivo foi incluído no Senado a partir de emenda do senador Otto Alencar (PSD/BA), e teve pedido de urgência, de autoria do deputado Afonso Florence (PT/BA), aprovado na Câmara Federal. O projeto prevê a distribuição de 30% dos recursos do Fundo Social do pré-sal para estados e municípios.

“Uma distribuição mais justa de recursos. É isso que nós, governadores do Nordeste pleiteamos aqui em Brasília, a começar que os obtidos pela exploração da chamada cessão onerosa do pré-sal sejam distribuídos com todos os estados federados e municípios. “São os municípios que mantêm, por exemplo, postos de saúde e escolas primárias. São os estados que mantém a segurança pública, hospitais e policlínicas e não é justo que somente a União fique com todos os recursos”, conclamou Rui em declaração nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *