S. F. Conde: Prefeitura se pronuncia sobre fumaça e mal cheiro que tomou conta da cidade

Moradores de São Francisco do Conde levaram um grande susto anteontem no fim da tarde. De repente uma fumaça negra com forte mau cheiro tomou o céu na cidade. O radialista Átila Santana diz que a cena foi tenebrosa:

– Alguma coisa deu errado nas indústrias da área, provavelmente na Refinaria Landulpho Alves.

A Secretaria de Saúde da prefeitura se pronunciou sobre o ocorrido.

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), informa que diante dos relatos da comunidade sobre a nuvem espessa e um forte odor que estaria causando náusea e outros sintomas, ocorridos na noite desta terça-feira (20), foram adotadas as seguintes medidas:

Dia 20/11/18 a partir das 21 horas
1 – Equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental se deslocou para a RLAM para conversar com prepostos e conhecer a real situação.

2 – SAMU 192 foi deslocado da base para a sede da SESAU devido à exposição em área aberta.

3 – A SESAU montou uma equipe de plantão com técnica da Vigilância Sanitária e Ambiental e de Saúde do Trabalhador para acompanhar a ocorrência.

4 – Foi feita uma articulação com a Secretaria Estadual de Saúde DIVISA / VIGIDESASTRES por equipe de saúde especializada do município de Salvador para atender em retaguarda, caso necessário.

Ainda com relação às medidas adotadas:

5 – Plantonistas do HDACAL foram orientados com Protocolo específico.

6 – Plantonista do PA de Muribeca também foram orientados com protocolo específico.

7 – Implantação de ficha para notificação de casos com entrada no Hospital ou PA de Muribeca.

**Dia 21/11/18 *
Reunião com Equipe técnica para avaliação do relatório preliminar de visita a RLAM e outros encaminhamentos, considerando que ainda não foi identificada a causa do ocorrido.

Retorno a RLAM a tarde para reunião com Gerência de Meio Ambiente; nesta visita, além da equipe da SESAU, haverá participação de técnicos da Defesa Civil (órgão pertencente à Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP) e Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP).

É importante ressaltar que as equipes que se deslocaram para a área foram devidamente orientadas com protocolo técnico de segurança.

Vale pontuar também que a Vigilância mantém-se ativa e até o encerramento do plantão não houve registro de atendimentos relacionados a este evento.

Agradecemos a atenção e colaboração de todos!

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde

Secretaria Municipal da Saúde (SESAU)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *