Flica é acusada de usar em material publicitário obras de artista plástica sem autorização

A Flica, Festa Literária Internacional de Cachoeira que aconteceu entre os dias 11 e 14 de outubro no Recôncavo Baiano, foi alvo de indignação da artista plástica Paola Helena Publio que acusa a organização do evento de ter utilizado em seu material publicitário imagens de seu trabalho sem a devida autorização e sem o uso de créditos.

Em entrevista ao portal Andaia, Paola disse que levou um susto quando viu que suas peças estavam sendo utilizadas para ilustrar folders, pórticos e cenários do evento. “Em nenhum momento procuraram saber quem era o autor das mandalas usadas”, disse a artista que é pernambucana, mas mora em Cachoeira a cerca de 5 anos.

Mesmo se sentindo honrada em ver seu trabalho sendo divulgado e fotografado, Publio também lamenta que a organização tenha modificado nas imagens as suas peças, descaracterizando o trabalho feito pela artista.

Ela ainda disse que os organizadores deveriam ter mais “cuidado” e reclama da falta de valorização do evento com os artistas locais: “Acho que os artistas de Cachoeira deveriam ser mais valorizados na Flica, mas isso não ocorre. Temos na cidade e região artistas de grande valor, assim como suas obras. Nunca fomos convidados para participar da Flica”, disse Paola ao Andaia.

No Facebook, a artista também repercutiu o ocorrido e fez uma postagem que mostra em registros fotográficos a prova do uso de seu trabalho no material publicitário do evento. “Atenção amigos artistas! Para o meu espanto e perplexidade, fui surpreendida nesta quinta-feira (11/10) com a imagem de 3 obras de arte de minha autoria, estampadas nas peças publicitárias da Flica 2018, sem o meu consentimento e sem a menção dos créditos, em clara afronta aos direitos autorais.Realmente lamentável que um Festa Literária Internacional de Cachoeira que deveria buscar fomentar a arte local, tenha agido de forma tão relapsa e desrespeitosa. Fica aqui registrado o meu pesar e minha indignação com a total falta de respeito ao artista brasileiro!”, postou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *