Prefeitura de Candeias realiza Rodas de Conversa para o Fórum Municipal de Prevenção à Violência

A população do Bairro Ouro Negro participou na manhã da última quarta-feira (16), na Escola Tércia Borges, da roda e conversa para o Fórum Municipal de Prevenção á Violência. Para esta roda foi enviado convites para comunidade, condomínio Candeias I e II, além de igrejas, hospital, câmara de vereadores, Fórum, MP e justiça do trabalho, órgãos que funcionam no Bairro.

Este projeto foi pensado pela atual gestão do município por entender a importância de envolver a sociedade na construção das ações para coibir a violência no município.

Paulo Santos, pai de duas alunas da escola Tércia Borges, falou da necessidade da ronda escolar, além da fiscalização no transporte escolar como forma de reduzir a violência. “Moro no Malembá, mas minhas filhas estudam aqui. Tem pessoas que pegam o transporte escolar, más não são alunos”, relata Paulo.

Para o professor, Álvaro Arcanjo, é muito importante que os pais dêem atenção aos filhos, que conversem. “Sempre converso com os alunos e pergunto a alguns deles como é a relação deles com os pais, alguns chegam a chorar”, comenta o professor que também ressaltou a importância da parceria entre os pais e a escola.

Ao final do bate papo foi passado para os presentes um questionário para que pontuassem os problemas e possíveis soluções. Após as rodas de conversas acontecerá o Fórum previsto para o dia 06 de junho, e em seguida serão desenvolvidas e aprimoradas ações e atividades para combater a violência que abate o município de Candeias.

Roda de Conversa reúne estudantes no Ginásio de Esportes

Já na terça-feira (15) aconteceu, no Ginásio de Esporte Municipal, a primeira roda de conversa do Fórum de Prevenção à violência que acontecerá dia 06 de Junho. O bate papo está dividido em polos  e segue até o dia 25 de Maio contemplando vários bairros e distritos.

Na oportunidade, o prefeito  Dr. Pitágoras Ibiapina, conversou com o público e falou do combate às diversas formas de  violência para mudar a cidade. Entre as violências citadas, o prefeito destacou a morte trágica do artista plástico Nadinho que foi alvejado em sua casa com um tiro fatal aferido por policiais. As filhas do artista estavam na reunião.

Márcia Cristina, uma das filhas de Nadinho, relatou a trágica morte do seu pai e ressaltou que não tem nada contra a Polícia, só quer justiça. Márcia também comentou sobre a importância do respeito ao próximo para construção de uma sociedade melhor. “Comecem na escola de vocês a tratar todos com muito respeito, por isso é muito importante o muito obrigado, desculpe, por favor,”, pontuou.

Um dos pontos principais da roda foi a distribuição do questionário para que todos pudessem contribuir com as mudanças para uma Candeias menos violenta  e se sentirem co-autores dos novos tempos do município.

Depois de muitos depoimentos e pedidos emocionados o prefeito salientou a importância da verba do precatório para a solução de grandes problemas na área da educação. ” Serão mais de 100 milhões de reais que teremos para investir na educação da cidade desde a infraestrutura até novos programas educacionais “, finalizou.

O evento contou com a presença da secretária de saúde, Soraia Cabral, Secretária do Social, Joelma Aneide, secretário de Cultura e interino de Educação, Cássio Vinicius, Secretário de Emprego e Renda, Júnior CCA, Secretário de Meio Ambiente, Toni Gleidson, Secretário de Habitação, Robson Santana, Secretário de Trânsito e Transportes, Washington Campos, o Chefe de Gabinete, Ivan Palma, vereador Arnaldo, além de sub-secretários e diretores. No turno da tarde a reunião será no Malembá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *