Projeto que aborda independência da Bahia no Recôncavo é lançado em Santo Amaro

Com o objetivo de promover uma ação de complementação educacional sobre fatos marcantes para a história da independência da Bahia no Recôncavo, foi lançado nessa terça-feira (3) o projeto “Caminhadas Patrimoniais: Passos da Independência do Recôncavo”. A realização do projeto é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) com apoio do governo do estado e prefeitura de Santo Amaro por meio das secretarias de Educação e Cultura.

Voltado para as escolas das cidades de Cachoeira, São Félix e Santo Amaro, o projeto, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), através do Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, será desenvolvido junto aos estudantes da rede publica e particular de ensino.

A ação contou com distribuição gratuita de material didático impresso para apoio e será dividida em três etapas: Organização de exposição itinerária, onde são ressaltados os pontos da Independência nas cidades do Recôncavo baiano; Caminhadas patrimoniais, que mostram em cada local visitado as representações simbólicas da independência, construindo conhecimento no que tange a valorização patrimonial por meio de abordagens históricas e lúdicas; Oficinas de ações socioeducativas, que priorizará atividades a partir de linguagens criativas para avaliar o conhecimento adquirido nas etapas anteriores.

O Recôncavo baiano conserva através de seus patrimônios materiais, culturais e educacionais fatos importantes para a história da Independência da Bahia e por isso é ambição do projeto atingir amplamente o público, disseminando e multiplicando o conhecimento e a importância da Bahia para a história de todo o país.

As exposições e caminhadas patrimoniais serão gratuitas e acessíveis aos estudantes e público em geral mediante agendamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *