Bahia lidera ranking de turistas estrangeiros no Nordeste

O Brasil alcançou recorde de entrada de turistas estrangeiros em 2017, de acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pelo Ministério do Turismo. No último ano, 6,5 milhões visitaram o País. O número é pouco maior que o registrado nos anos da Olimpíada e da Copa do Mundo. A Bahia lidera o ranking entre os estados nordestinos e ocupa o sexto lugar nacional. A Bahia recepcionou 157.913 turistas estrangeiros, no ano passado, enquanto Pernambuco registrou a entrada de 83.151 visitantes de outras nacionalidades e o Ceará teve a preferência de 74.497 pessoas vindas de outros países.

Na lista de principais emissores de turistas internacionais, a Argentina continua em primeiro lugar, com 2.622.327 visitantes, 14,3% a mais que em 2016. O país vizinho responde por quase 40% de todos os turistas internacionais que o Brasil recebe. Em segundo ficam os Estados Unidos, com 475,2 mil viajantes, uma queda de 7% em relação ao ano anterior. O Chile fica na terceira colocação, com 342,1 mil pessoas, 5,2% a mais que 2016.

Apesar de ter registrado uma queda de 4,2%, o avião continua sendo o principal meio de transporte para o turista internacional. De todos os visitantes estrangeiros que chegaram ao Brasil em 2017, 63,5% usaram aviões. Pelas estradas, entraram 2,25 milhões de visitantes e 52,5 mil usaram navios.

Ao analisar os dados do MTur, o secretário estadual do Turismo, José Alves, disse que o governo estadual tem atuado com ênfase na promoção da Bahia, buscando ampliar a presença do turista estrangeiro. “Uma das ferramentas deste trabalho é o Calendário de Ações Promocionais que prevê a divulgação das 13 zonas turísticas, em dezenas de feiras internacionais onde apresentamos a riqueza da nossa história e cultura; belezas naturais; gastronomia e infraestrutura, além da simpatia e profissionalismo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *