Santo Amaro: Mulheres se destacam em atividades do Detran e são reconhecidas em todo estado

A 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) que funciona em Santo Amaro e é uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), foi inaugurada em 1975. Quem conhece bem a história é a servidora Ana dos Santos, que começou a trabalhar na Ciretran um ano após a inauguração. Ela passou por todos os setores do órgão e hoje é assessora especial da coordenação, em 42 anos de serviço.

Sobre a discriminação que pode atingir as mulheres no ambiente de trabalho, a servidora não tem casos para contar. “Já respondi pelo órgão interinamente diversas vezes. Dou todo o suporte necessário ao coordenador e estou disposta a dar outras contribuições, sempre que houver necessidade. Assim, conquistei meu espaço e nunca me senti preterida por ser do sexo feminino”. A unidade recebe, nesta semana dedicada às mulheres, o projeto ‘Caravana do Detran’, que realiza atividades educativas e de fiscalização.

Uma equipe de servidores lotados na sede do órgão, em Salvador, realiza ações educativas e de fiscalização, além de preparar novos condutores, setor onde atua a técnica em habilitação Nina Rosa Seixas. Ela trabalha na autarquia há 36 anos e destaca o crescimento da presença feminina em serviços de trânsito. ” A cada ano que passa, percebo que a participação das mulheres é mais ativa no Detran, inclusive ocupando vários cargos de chefia em áreas importantes. São exemplos da capacidade e da força que nós possuímos”.

Entre as coordenadoras do projeto, está Eunice Ramos, que contabiliza experiência no departamento ao longo de 14 anos. “Já trabalhei na diretoria de veículos e fui coordenadora interina em várias Ciretrans. Nunca percebi nenhum tipo de discriminação por parte dos homens que trabalham comigo. Sinto-me valorizada pela confiança que depositam em meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *