Rui afirma que Governo Federal tem dívida de R$ 217 milhões com obras de mobilidade em Salvador
A dívida do governo federal com as obras do metrô e os corredores transversais em Salvador ultrapassa R$ 215 milhões, segundo o governador Rui Costa. Ele esteve nesta quarta-feira em Brasília, onde se reuniu com o ministro das Cidades, Alaxandre Baldy, de quem cobrou o repasse.
“Tem dívidas de mais de R$ 215 milhões, além de outras com obras de abastecimento e saneamento. Fui pedir ao ministro [Alexandre Baldy] para que faça algum pagamento, porque as obras continuam porque há um esforço, porque o governo estadual está colocando o dinheiro do Estado e do governo federal”, explicou.
Apesar dos rumores de um possível rompimento do PP com Rui Costa, ele estava acompanhando do deputado federal Cacá Leão e do senador Roberto Muniz, ambos do PP.
Inaugurado conjunto de passarelas da região da Rodoviária de Salvador
“Todos estão lembrados como era essa passarela. Agora, com uma área maior de circulação livre, as pessoas vão poder atravessar com conforto, escada rolante e rampa, conforme indica a legislação referente à acessibilidade”, afirmou Rui.
Sobre a segurança nas passarelas que fazem parte do sistema metroviário, o governador destacou a parceria entre o Estado e shoppings da cidade. “As imagens de câmeras instaladas nas estações do metrô e no entorno serão monitoradas por um sistema sofisticado, que possui, inclusive, a função de reconhecimento facial. Um projeto piloto será implantado até o final de maio, no aeroporto, metrô, nos acessos aos shoppings e na Fonte Nova”, revelou Rui Costa.

Com iluminação feita com lâmpadas em LED, toda a extensão da passarela inaugurada nesta terça é monitorada por 33 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e Sala de Supervisão Operacional da Estação, além de rondas com Equipes de Segurança.
Estrutura
O novo equipamento é o maior do Sistema Metroviário da capital, com 8,8 metros de largura total, quatro vezes mais larga que a antiga, 800 metros de extensão e 1.200 toneladas, podendo suportar um fluxo de 45 mil pedestres por dia. Só o metrô gera a circulação de 25 mil pessoas diariamente.
Três rampas acessíveis, três escadas fixas e rolantes e um elevador com acesso direto ao Terminal Rodoviário, garantem a acessibilidade de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Com guarda-corpos e instalação de rota podotátil ao longo de todo o trajeto, as passarelas estão em acordo com as normas técnicas exigidas.

“Essa é a passarela onde toda a Bahia se encontra, todos os baianos que vêm do interior se encontram aqui e agora eles vão se encontrar com segurança, qualidade, condições de caminhar tranquilamente, além de um sistema de acessibilidade”, declarou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.
Última etapa
Um tramo da passarela ainda permanecerá com estrutura provisória. É o que liga o ponto de ônibus localizado na “via exclusiva de ônibus” aos demais. A execução desse trecho depende de acordo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador, referente ao Terminal de Integração do futuro BRT.