Propósito – Por Jamile Calheiros

Propósito: A sabedoria de definir o que viemos fazer aqui

O ano de 2018 mal começou e a palavra de ordem é “Propósito”. São inúmeros livros, como o do mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba que alcançou em poucos dias o status de best seller, revistas e textos na internet sobre o tema. Espiritualidade, paz interior, estratégias e metas são palavras e principalmente atitudes que invariavelmente estão na listinha da maioria das pessoas a serem alcançadas no ano que vai se iniciar.
Segundo o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, propósito significa intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; deliberação; resolução; desígnio; intento; projeto. Em latim, significa “aquilo que eu coloco adiante”. Assim, propósito vem encaixando-se muito bem no ritmo de vida alucinante adotado pela maioria das pessoas, notadamente no âmbito do mercado do trabalho.
Em síntese, o significado de propósito pode ser traduzido nas respostas, por exemplo, das perguntas: o que é que eu vim fazer? O que alegra profundamente meu ser? Por que me levanto da cama todos os dias? Por que faço tal atividade?
Propósito tem haver com dar significado à vida. Não importa qual seja o motivo do indivíduo desenvolver determinado trabalho ou atividade, mas este deve ter um objetivo maior que seja importante para ele próprio e por consequência para o outro.
Buscar um propósito é ir muito mais além do que ter um emprego dos sonhos, constituir uma família “perfeita”, ter a satisfação de desenvolver um bom trabalho, é muito mais do que isso, segundo afirmam terapeutas, coachs e psicólogos. Segundo eles, é a jornada pelo autoconhecimento.
Prem Baba, afirma no seu livro que propósito está relacionado com o programa da alma, está ligado aos nossos dons e talentos. Para ele, atingir ou descobrir o propósito é a compreensão que todos os indivíduos precisam de uma mudança interna, uma reforma íntima, um exame de consciência. O que estou fazendo com/da minha vida? Ou o que estou fazendo com a vida que tenho/levo?

Jamile Calheiros , é advogada e Internacionalista.

Especialista em Direito Público pela Unibahia e Política e

Planejamento Estratégico pela Escola Superior de Guerra/ UNEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *