Pauta Livre – Rogaciano Medeiros

CONLUIO

As imagens apresentadas por veículos da mídia conservadora comercial, em que Lula aparece em companhia de diretores da Petrobrás condenados em escândalos de corrupção, é “mais uma farsa” contra o ex-presidente, armada pelos procuradores da Lava Jato, em conluio com a Globo, Folha e Estadão. É a denúncia que faz o Instituto Lula. As fotos manipuladas fazem parte de reuniões interministeriais e cerimônias da Presidência, com cobertura da imprensa.

ABUSO

Acusado de cometer constantes excessos na condução da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro é a principal pauta da reunião de terça-feira do Conselho Nacional de Justiça. Um dos abusos em discussão são os vazamentos que ele passou para a mídia sobre conversas do ex-presidente Lula com familiares. Os atos de exceção cometidos pelo magistrado têm sido objeto de duras críticas por parte de juristas de credibilidade, em nível internacional.

DESAUTORIZADO

Ao desfazer a decisão do colega Sérgio Moro, que vetou 21 das 41 perguntas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para Temer, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, na prática reconhece as denúncias de seletividade e manipulação na Lava Jato para favorecer uns e prejudicar outros. O ex-presidente da Câmara Federal, preso desde outubro do ano passado, ganhou o direito de reapresentar as perguntas. O castelo de Moro está desmoronando.

EXECRAÇÃO

É praticamente unanimidade. Não há como ele continuar presidente. Levantamento feito pelo próprio governo federal, para avaliar a conjuntura política, revela que 95% dos brasileiros querem Temer fora da presidência. No Nordeste, o índice pula para 99%. Apesar do quadro altamente adverso e do agravamento perigoso da crise política, segmentos do golpismo insistem em tentar mantê-lo no cargo. É muita falta de espírito público.

MORTO

Ao comentar a tentativa do presidente Temer de permanecer no poder, o cientista político Fernando Abrucio, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), disse que “o rei está morto, mas não enterrado”. Para ele, o governo está se “desmilinguindo a olhos nus” e quanto mais demorar a crise, pior para o Brasil e toda a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *