Prefeitura e Setur promovem qualificação turística para Festa do Bembé

Cursos gratuitos que visam à melhoria dos serviços turísticos integram o calendário de ações da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), em Santo Amaro com apoio da prefeitura municipal. São os preparativos para a Festa do Bembé, patrimônio imaterial da Bahia, que se realiza no mês de maio.
Trabalhadores e empresários do setor de turismo, representantes de grupos culturais, artesãos, baianas do acarajé e o povo de santo dos terreiros da cidade formam o público que vai aprender mais sobre Empreendedorismo Étnico e Produção Associada ao Turismo. O objetivo principal é o estímulo às iniciativas de empreendedorismo para a inclusão dos produtos típicos da região – que vão desde a farinha de mandioca até o artesanato – na cadeia produtiva do turismo que abastece hotéis, restaurantes e lojas, por exemplo.
Os cursos, com quatro horas de duração cada um, são ministrados por técnicos da Setur e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), no auditório da Escola Municipal Senador Pedro Lago, no Centro de Santo Amaro.
Outras ações – A programação de qualificações oferecidas pela Setur, em parceria com a Sepromi, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e a Prefeitura Municipal de Santo Amaro, começou com o seminário de Turismo Étnico-afro, no dia 17/03, e segue até 19 de abril.
Ao todo, sete temas serão abordados. Os próximos cursos são de Qualidade no Atendimento ao Turista (05/04); Educação Patrimonial (05/04); Noções Conceituais de Turismo (12/04); Étnico-desenvolvimento (12/04); e Turismo e Cidadania (19/04).
Empresas de turismo do município como hotéis, pousadas, agências de receptivo foram visitadas por técnicos da Setur no último dia 20/03 durante ação de estímulo à regularização e credenciamento junto ao Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *