SESAB esclarece ausência de programas itinerantes em Cachoeira, São Félix e Maragojipe

O Saúde Sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que reúne serviços  de câncer de mama, oftalmologia, odontologia e doação de sangue realizou em  2015 diversas visitas ao longo de toda Bahia. No entanto entre 2015 e 2016 o programa não passou pelas cidades de Cachoeira, São Félix e Maragojipe. Questionada pelo RecôncavoOnline a secretaria destacou que as ações itinerantes são estratégias e visam preencher lacunas assistenciais que são pactuadas com os municípios. Em suma, se os respectivos secretários de saúde de cada cidade não informam as demandas a Sesab não agenda as vistas.
Secretarias eficientes – Os municípios que deram a devida atenção a saúde e pleitearam as visitas entre esse período foram; Quixabeira, São Sebastião do Passé, Saubara, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias.
Retorno da Sesab – Em nota a Sesab respondeu os questionamentos do nosso site. “A Região de Cruz das Almas foi contemplada com o rastreamento de Câncer de Mama em 2015, e Oftalmologia (Sapeaçu), que atendeu, em agosto de 2016, a nove municípios da região. Com relação ao Odontomóvel alguns municípios foram contemplados.
Essas agendas são programadas e pactuadas com os municípios e aconteceram ações nos seguintes: Tivemos Cachoeira de 31/05 a 04/06 – Odontomóvel; Muritiba de 21 a 25 de maio, também Odontomóvel, em 2016. Vale lembrar que não temos condições de atender a todos ao mesmo tempo, portanto estamos trabalhando para alcançar a totalidade de municípios da Bahia. Este ano, daremos continuidade ao trabalho com o Saúde sem Fronteiras.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *